Volta às aulas, com a lancheira saudável! (parte 2)

E continuando o post com as dicas sobre alimentação infantil.. vamos falar sobre os complementos da lancheira! Já falamos sobre frutas, sucos e outras bebidas, hoje vamos falar sobre pães, biscoitos e cereais!

Bom, todas as crianças precisam de algum alimento que mantenha a saciedade por mais tempo, e que confira energia suficiente para a criança ter disposição durante o período em que estiver na escola. Então, mesmo para aquelas crianças que estão acima do peso, e que precisam de alguns cuidados na alimentação, a ideia é FAZER AS MELHORES ESCOLHAS! E nunca, nunca mesmo, fazer restrições muito rígidas!

PÃES, BOLOS E BISCOITOS – Criança pode comer pão integral? Multigrãos? Pode ser pão branco? Bisnaguinha? Pode ser bolacha maria? Pode ser biscoito recheado?

Essas perguntas são super comuns! Tem resposta certa? Tem sim ou não? Não tem!

Os pães são importante fonte de energia, logo, devem fazer parte da rotina alimentar (nunca em excesso, claro). E o ideal é sempre oferecer tipos variados de pães. A criança precisa conhecer sabores, texturas.. e só possibilitamos isto quando a oferta é variada!

Então, minha sugestão é sempre variar! É claro que quanto mais saudável e adequado melhor (ou seja, com menor teor de sódio, menor quantidade de açúcar e gordura e maior quantidade de grãos e fibras!!). Se seu filho (a) não aceita pães multigrãos, ou se ele (a) só quer comer bisnaguinha, por exemplo, o ideal é fazer combinações! Combine com a criança como será feita esta oferta variada, estipule dias na semana para ela consumir o pão mais saudável, outros dias para consumo da bisnaguinha, enfim, combinar e conversar é a melhor alternativa. E sempre, imprescindivelmente, explique o porque das escolhas para a criança.

Quando entramos no quesito biscoitos e bolos podemos encontrar um pouco mais de barreiras! A tendência das crianças é optar por produtos cujo a propaganda é direcionada ao público infantil, o que, infelizmente é feito com produtos com alto teor de gordura e açúcares, e baixo ou nenhum valor nutricional.

Então neste setor eu sou um pouco mais criteriosa. A sugestão é fazer bolos caseiros, com pouco óleo/ manteiga e pouco açúcar; misturar a farinha integral à farinha branca, acrescentar frutas às receitas e evitar as coberturas. Para os biscoitos, temos algumas alternativas bem saborosas! Cookies integrais com cacau e frutas têm feito sucesso com as crianças. São saborosos, crocantes e tem alto teor de fibras, com menor teor de gordura quando comparados às bolachas recheadas e biscoitos mais comuns.

E para aquelas famílias em que as crianças já consomem as famosas bolachinhas recheadas, a dica é iniciar um processo de troca! As bolachas recheadas fazem sucesso entre as crianças, eu sei, mas junto com este sucesso podem vir aumento inadequado do peso, alteração dos exames de sangue para colesterol, glicose e triglicerídeos.

Então sempre vale lembrar de um ditado popular que aqui cabe muito bem: é melhor prevenir do que remediar! Ensine as crianças a fazerem as melhores escolhas; o consumo de alimentos mais saudáveis na rotina alimentar previne problemas futuros, e quando ensinamos a criança sobre o consumo controlado, elas mesmas aprendem os seus limites.

Resumindo: não é preciso proibir! Mas ensinar, limitar e orientar!

E para os dias em que a rotina ficar corrida, preferir versões industrializadas disponíveis nas gôndolas destinadas a produtos “integrais” ou “saudáveis”; vale também lançar mão dos produtos disponíveis nas casas de produtos naturais!

Este post foi escrito pela Nutricionista Especialista Materno-Infantil Ana Carolina Terrazzan, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente –UFRGS. Para maiores informações sobre o atendimento e o trabalho da nutri, acesse: anacterrazzan.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s