Dicas da Odontopediatra: primeiro ano de vida

Giovana Martins Cezar Dutra

Sou dentista, Odontopediatra, mãe do Otávio e da Cecília. Formada pela UFRGS em 2001, com Especialização e Mestrado em Odontopediatria nesta mesma instituição.

Já que este é meu primeiro post para a BBDU, vamos iniciar com dicas da odontopediatra para o primeiro aninho de vida.

A primeiríssima recomendação para todas as mamães é o estímulo ao aleitamento materno. Além dos benefícios nutricionais e imunológicos bastante conhecidos, a amamentação auxilia no correto desenvolvimento da estrutura facial do bebê. Músculos e maxilares trabalham mais quando a criança suga no seio materno e este exercício é fundamental para o crescimento facial.

Outra dúvida bastante comum gira em torno do nascimento dos dentinhos. O esquema abaixo mostra a sequência mais comum de nascimento. Geralmente é motivo de apreensão o espaço deixado na arcada pelos caninos na ordem de erupção. É normal o bebê ficar com os 4 dentinhos da frente, seguidos de um espaço vazio e então os molares lá no fundo. Isso porque os caninos erupcionam após os primeiros molares.

A época de erupção varia muito de uma criança para outra e abaixo é indicada uma média entre as crianças. Mesmo chegando mais cedo em umas e mais tarde em outras, o mais importante é que os dentinhos sigam a ordem correta de nascimento para não acabar invadindo o espaço do vizinho.

Com relação aos sintomas nesta fase, os mais comuns são salivação, coceira excessiva e um desconforto manifestado por certa irritabilidade pelo bebê. Febres altas devem estar associadas a outros fatores os quais devem ser investigados! Abusem nas massagens e no uso de mordedores, muitas vezes geladinhos, para ajudar nesta fase.

 

Esquema ilustrando a ordem e época mais comum do nascimento dos dentes de leite:

 esquema

Anúncios

One thought on “Dicas da Odontopediatra: primeiro ano de vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s