S.O.S Pais – A história da Antonella

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem.
Pensando na saúde das nossas crianças, resolvemos mostrar hoje a história de uma menina de 2 anos chamada Antonella. Quem nos mandou a história foi a mamãe Renata, que teve sensibilidade e uma ideia fantástica para ajudar a Antonella a enfrentar o que viria pela frente.

Quando Antonella nasceu, a neopediatra informou que com um mês ela deveria consultar um oftalmopediatra. Eu sabia disso por ter médicos na família, mas vi que muita gente não sabia. Consulta feita e tudo ok, visão normal. Agora era só acompanhar de 6 em 6 meses, para ver a evolução da visão. Algumas pessoas não sabem, mas as crianças nascem com o que chamamos de estrabismo fisiológico. Como na minha família tinham muitos estrábicos eu tinha essa preocupação com Antonella.

Com 6 meses nova consulta e novamente tudo bem. Quando ela fez um ano a oftalmo estava de licença maternidade e disse que não teria problema a consulta ficar para os 18 meses.

Ela se adaptou super bem ao óculos e não teve problema de usá-lo.Aos 18 meses quando a levei foi diagnosticado que Antonella tinha miopia e astigmatismo no olho esquerdo. O mundo caiu! Como assim? Da onde isso?       Correndo conseguimos consulta com uma especialista e o diagnóstico se confirmou. Com então 18 meses Antonella tinha 3° de miopia e 1,5° de astigmatismo no olho esquerdo e o risco dele ter perdido uma parte da função.

1

  Com 22 meses nova consulta e a dúvida se ela estaria conseguindo ver mesmo com o óculos. Como Antonella não falava ainda a        dúvida ficou e tivemos nós duas que estudar figuras para a próxima consulta que seria com 24 meses. Assim estrela, casa e coração  foram algumas de suas primeiras palavras.Na nova consulta, novo choque: houve perda da capacidade de visão (miopia aumentou para 4° e o astigmatismo para 2°) e perda da função do olho. Antonella teria que usar 6h por dia, durante 90 dias, um tampão no olho direito para forçar o esquerdo a entender que ele era um órgão feito pra ver.

Agora era uma mistura de medo de a minha filha perder a visão, e a luta pra ver como ela aceitaria usar o tampão.

Aí que tive a ideia de chegar na escola usando tampão por 3 dias antes de iniciar com ela. Porém, assim percebi quantos olhares ela atrairia e fiz um pedido no Facebook: Quem puder, junte-se a nós para virar pirata com Antonella! 

foto

Nisso uma onda de fotos de piratas de diversas formas de tapa olho chegaram e Antonella achou o máximo todos os amigos na função. Assim, o que poderia ser terrível (porque não é fácil ver ela se batendo nas coisas e não tendo noção de profundidade) se tornou uma brincadeira. Amigos envolvidos, escola envolvida e tampões coloridos e de bichinhos salvaram nossa missão!

foto2

Rumo com fé à próxima consulta em julho, onde esperamos que a situação tenha se revertido e ela esteja enxergando bem com o olho esquerdo!
Ah, Com o fato de aos 18 meses Antonella estar usando óculos, ela causou uma onda na escola e entre amigos, e todos os papais foram levar seus filhos ao oftalmo.

Renata e Antonella, estamos torcendo pra que a próxima consulta seja uma surpresa muito positiva!
E a BBDU espera que a história de vocês inspire muitas mamães por aí, que devem estar passando pela mesma situação.

Anúncios

One thought on “S.O.S Pais – A história da Antonella

  1. Genial!!! Se todas as mamães e papais tivessem este cuidado de entrosar os filhos no seu grupo a despeito de suas dificuldades, e até enfatizando-as para que as superem com a ajuda dos coleguinhas, seria de grande valia. Parabéns Renata e Antonella!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s