A importância do brincar

Olá ! hoje vou falar sobre a importância do brincar e por que e para que as crianças brincam.
O brincar é uma atividade gratuita que a criança faz o tempo todo. Através desta atividade ela explora todas as possibilidades que o amadurecimento lhe proporciona. Brincando a criança ajusta as suas reações, afina a sua sensibilidade e se prepara melhor para o futuro.
O brincar é uma atividade estruturante. A criança estrutura a sua coordenação perceptivo-motriz e noções de espaço e tempo. Aprende, treina-se, racionaliza e constrói.
É unicamente através do brincar que a criança se sente com a liberdade de ser criador e de utilizar toda a sua personalidade. E por isto que o brincar não é um simples passa tempo! E a forma que a criança tem de se expressar, de mostrar sua personalidade e também é um instrumento para enfrentar e processar problemas. Ao brincar a criança transfere ao exterior medos e angústias, ela atua ativamente o que é vivido passivamente.
O brincar também é um meio fundamental para a estruturação da fala e do pensamento. Desde que a criança nasce é a forma que ela tem de se comunicar e se relacionar consigo mesmo e com os outros.
A criança brinca por várias razões:

  • por prazer : fazem por que realmente gostam.
  • para expressar agressão: através do brincar a criança liberta ódio e agressão. Possibilita que estes impulsos agressivos possam ser libertados num ambiente conhecido sem que seja devolvido ódio ou negação.
  • para controlar ansiedade: brincar lhes permite controlar a ansiedade e por tanto ficam mais calmos.
  • para adquirir experiências: através do brincar a criança conhece o mundo, explora as suas capacidades e aprende com tudo isso.
  • para estabelecer contatos sociais: o brincar permite que se desenvolvam contatos sociais. A criança compreende o significado das regras, limites e respeito pelas brincadeiras dos outros.
  • integração da personalidade: o brincar estabelece um vínculo entre a realidade interna e a sua relação com a realidade externa compartilhada. Através do brincar a criança relaciona as ideias com a função corporal.
  • comunicação com os outros: a criança pode exibir parte do seu mundo interno através do brincar. A forma como a criança brinca pode ser muito reveladora.

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida e só perguntar!
No próximo post falarei sobre as melhores brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho no primeiro ano de vida.

Lic. em Psicomotricidade Manuelita Dotti
dottimanuela@gmail.com/9304-1935

image

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s