Comendo bem!

Olá pessoal!
Hoje estou aqui para falar um pouco deste trabalho em conjunto com as meninas da BBDU!
Elaboramos um Mural das conquistas – Comendo bem, para ajudar aquelas famílias que estão com algumas dificuldades em estabelecer as regras e a rotina alimentar da criançada!
Como eu já falei muitas e muitas vezes a alimentação variada, equilibrada é fundamental para o bom crescimento e desenvolvimento infantil.
Também já sabemos que a formação do hábito alimentar saudável deve iniciar na infância, preferencialmente no momento da introdução da alimentação complementar, com a oferta variada de todos os grupos alimentares. E claro, mantendo uma alimentação isenta de sacarose, minimamente até o primeiro ano de vida, idealmente até os 2 ou 3 anos. Além de alguns cuidados básicos com alimentos industrializados que podem ter excesso de sódio e gorduras.
Acontece que em alguns casos os hábitos já estão formados, e nem sempre a alimentação saudável está fazendo parte da rotina das famílias. Pensando nisto, desenvolvemos este mural, que pode ser uma ferramenta auxiliar ao tratamento de crianças cujo a alimentação não está adequada, por diversos motivos!
Nosso objetivo é fazer com que alguns pontos básico e iniciais da alimentação saudável possam ser retomados e incorporados à rotina familiar. E porque familiar? Porque não podemos esperar que a criança faça mudanças sem o apoio e comprometimento da família.
Se esperamos que as crianças tomem mais água, é necessário que a água esteja disponível, ao alcance da criança. E para crianças mais novas, é importante que a água seja ofertada.
Quando queremos que as crianças comam mais frutas, verduras, legumes, precisamos fazer com que as crianças conheçam estes alimentos, tanto para que estabeleçam uma relação de curiosidade, para provar novos alimentos; quanto para que identifiquem estes alimentos como parte da rotina.
Vale lembrar que a família, tenha ela a composição que tiver, é o ponto de apoio da criança em tratamento para reeducação alimentar. Sejam os exemplos para suas crianças, e participem com elas desta jornada em busca de conquistas, não apenas para a alimentação saudável, mas principalmente para uma melhor qualidade de vida na infância e no futuro.
Então, conversem com as crianças, organizem suas regras e vamos às conquistas! 🙂
Ah! Nas orientações para utilização do material as famílias vão encontrar dicas de como organizar as metas com as crianças, e também uma tabela com as porções diárias dos grupos alimentares, por faixa etária e ainda alguns exemplos de porções!!!
Bjs Nutri Ana Terrazzan

mural-conquistas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s