MELHORES BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO

1 MÊS:

O recém-nascido precisa a se adaptar ao novo ambiente, conhecê-lo e compreendê-lo. Ele ainda não consegue explorar o mundo, mas no nível perceptivo já consegue captar os estímulos que chegam do ambiente. E por isto que nos primeiros meses de vida o que mais o estimula é a sua própria mãe. O papel da mãe é filtrar os estímulos do ambiente e mostrar o mundo para o pequeno. As melhores brincadeiras nesta fase são: um colo bem apertado que faz ele se sentir ainda parte do corpo da mãe, cantar uma música suave sempre olhando nos seus olhos, falar com o bebê procurando traduzir-lhe o mundo, e pequenos balanceios. Ou seja, ele não precisa de mais nada que não seja a sua mãe.

1
2 MESES:
Uma boa brincadeira nesta idade e uma cálida massagem que permita ao bebê receber informações das diferentes partes do corpo. Quando um bebê nasce ele ainda não tem conhecimento das diferentes partes do seu corpo. Este conhecimento se constrói aos poucos com ajuda da mãe, portanto a massagem ajuda neste processo. Ela pode estar incluída dentro da rotina do bebê, antes ou depois do banho, aproveitando que já está sem roupa.

2
3 MESES:
Uma coisa importante para o desenvolvimento motor nesta fase é colocar a criança de bruços. Esta postura lhe permite fortalecer a musculatura do pescoço e tronco. Nesta posição, a mãe pode se colocar também deitada de bruço na frente da criança para chamar sua atenção. A partir de agora os objetos começam a chamar mais a sua atenção. Estes devem ser macios, leves, coloridos ou com som. São ideais nesta fase os ginásios ou tapetes com brinquedos pendurados.

3
4 MESES:
A partir do quarto mês a criança começa a brincar mais ativamente, pois já consegue controlar melhor os movimentos. Começa a coordenar melhor a mão com o olho, e consegue pegar com ambas as mãos aquilo que estava olhando. Outra coisa importante que acontece é que o bebê mostra maior vínculo com o pai e, portanto surgem brincadeiras com ele. As melhores brincadeiras são as de esconde-esconde e pegar um brinquedo e levá-lo para a boca para explorá-lo.

4
5 MESES:
A coordenação motora melhora muito e já conseguem pegar objetos maiores. As bolas de diferentes tamanhos chamam muito a sua atenção. Nesta fase já da para sentar o bebê com apoio de almofadas, assim eles conseguem observar o ambiente de outro plano. Uma boa brincadeira é oferecer uma cesta ou caixa com bolas de diferentes tamanhos e diferentes cores para que o bebê explore e jogue.

5
6 MESES:
Os brinquedos que mais gostam nesta fase são aqueles que podem produzir sons. Como os bebês gostam de ver o que o seu corpo consegue produzir, bater um objeto contra outro pode ser muito divertido. Já sentados, desfrutam muito de pegar, explorar e lançar objetos no espaço. Uma boa brincadeira e colocar na frente do bebê diferentes objetos como caixas, latas, cubos de madeira, etc, aonde o bebê possa experimentar bater e produzir diferentes sons.

6

 

Manuelita Dotti Gonzalez
Sou Licenciada em Psicomotricidade, mãe da Juliana. Formada na Universidade Católica de Uruguai.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s