MELHORES BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO – Parte II

Hoje vou dar dicas das brincadeiras que podemos fazer com os nossos filhos a partir dos sete meses.
7 meses:
A partir do sétimo mês surge um novo interesse nas brincadeiras, a criança descobre que algo oco pode conter objetos. Ou seja, certos objetos podem entrar em outros. Uma vez que o bebê descobre isto, ele gosta de praticar esta nova capacidade o tempo todo, colocando e tirando objetos de recipientes maiores.
Por isto, nesta fase é recomendado: caixas com diversos objetos diferentes dentro, para que possa tirar de dentro e explorar, objetos que rodem, balancem, se arrastem e que possam ser jogados sem quebrar.
É importante nesta fase, deixar o bebê brincando sozinho por pequenos momentos para favorecer a capacidade de se entreter sozinho. Durante estes momentos, é importante estar presente através da palavra para que saiba que, apesar de não estar participando, está presente.

1

8 meses:
Aos 8 meses o bebê começa a compreender e a responder ordens simples. Uma delas é a de dar e receber um objeto. Diferentes brincadeiras podem ser feitas com esta nova capacidade: brincar de dar e pedir de volta uma bola, lançar a bola para o bebê e ensinar ele a fazer igual, trocar a bola por um balão, etc.
Nesta fase, a capacidade de prestar atenção a uma atividade é muito curta, por tanto quando a criança começa a não ter mais interesse na brincadeira, é bom trocar para outra atividade. Outras atividades legais nesta idade são de ensinar a criança a bater palmas, dar tchau, ensinar uma música que mexa com as mãos, etc.

2

9 meses:
As crianças com esta idade adoram brincar com brinquedos que produzem som (tambor, panela, etc), qualquer coisa que possam bater com diferente intensidade e produzir um som.
Nesta fase é importante estimular o movimento. Para isto, coloca-se os objetos afastados da criança para que ela tenha a necessidade e a vontade de se mexer para pegar o que deseja. No entanto, nunca os coloquem muito longe porque a criança pode perder o interesse.
Outros objetos que ainda são de muito interesse para eles são as bolas de diferentes tamanhos, principalmente aquelas com textura ou que possuem luz ou som.

3

10 meses:
Aos dez meses o bebê tem muito interesse naquilo que, ao fazer uma ação produz uma reação. São aqueles brinquedos que produzem algum som (de animais principalmente), pulam ou abrem alguma parte, ao serem apertados. Este tipo de brinquedo estimula muito a linguagem (relação entre o som e o animal) e os aspectos cognitivos da ação-reação.
Outra brincadeira super estimulante para esta fase são os livros. Eles estimulam muito a área cognitiva e a linguagem na criança. Utilizem sempre os mesmos livros para facilitar o reconhecimento, nomeando cada animal ou objeto e fazendo o som que eles produzem, toda vez que mostrar o livro a ele!
Também é interessante fazer-lhe perguntas simples, que ele possa responder com os olhos: Cadê a mamãe? ou Cadê o papai?
Nesta fase, eles conseguem compreender muito mais do que eles podem falar.

4

11 meses:
Aos onze meses, quando a criança já consegue ficar em pé se apoiando em alguma coisa, as melhores brincadeiras e brinquedos são aqueles que o permitam brincar nesta posição.
Um bom exemplo são as mesas com brinquedos. Estas mesas, além de permitir-lhes o apoio, elas tem diversos brinquedos, com diferentes sons. Uma variável é utilizar uma mesa normal baixa, que não vire facilmente, e colocar diferentes brinquedos sobre ela. Utilize-as também para estimular o seu filho a caminhar na volta da mesa, apoiando-se nela.

a

12 meses:
Quando a criança já engatinha, ou caminha se segurando, o que eles mais gostam é de explorar esta nova capacidade. Por isto, tudo que eles conseguirem alcançar ou abrir, agora é o que mais vai gerar interesse. Por isto caixas, gavetas, portas são sua maior diversão.
Boas opções de brinquedo são: peças de encaixar com blocos grandes, brinquedos de encaixe de madeira, etc. Enfim, todos aqueles brinquedos que estimulam a coordenação e a motricidade fina.

6

 

Manuelita Dotti Gonzalez
Sou Licenciada em Psicomotricidade, mãe da Juliana. Formada na Universidade Católica de Uruguai.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s