Infância com Rotina?

ROTINA_BLOG

Acordar, escovar os dentes, tomar banho, se vestir, tomar café, sair para o trabalho. Muitos de nossos hábitos diários acabam tornando-se rotina com o passar do tempo. Ela é muito importante em nossa vida e auxilia em nossa organização diária fazendo com que nossas tarefas sejam menos atribuladas.

Mas quando começamos a criar rotinas em nossas vidas? Como passar isso para nossos filhos? Qual sua importância na vida da criança?
Muitas vezes, nós adultos nos frustramos com a rotina em nosso dia a dia e tentamos escapar dela, mas para as crianças, ela é extremamente importante. A repetição de uma ação ajuda com que os pequenos aprendam a lidar com o desconhecido e evita que o medo assuma um lugar em sua vida. As rotinas transmitem segurança à vida da criança, como por exemplo, antes de dormir ela deverá escovar seus dentes, ou que deverá fazer seu dever de casa antes do almoço, ou que simplesmente ela saiba que ao final do dia na escola, sua mãe estará esperando ao lado de fora.
Como a criança nasce dependente dos pais, aos poucos precisamos ir ensinando a elas como se virarem sozinhas. Desde a alimentação aos cuidados com a higiene, é importante que estas atividades diárias virem rotina em sua vida para que elas possam ter maior autonomia, fazendo com que nossos filhos cresçam com mais responsabilidade, organizados e menos ansiosos. A autonomia é desenvolvida por meio do respeito aos interesses da criança e da relação de confiança que ela estabelece com os pais. Por isso, devemos ter um olhar cuidadoso à maneira com que eles lidam com sua nova rotina.
Guardar seus brinquedos depois de usá-los, aprender a usar os talheres sozinhos, aprender a usar o copo, trocar sua própria roupa, são apenas algumas das atividades que podem ser introduzidas na vida de seu filho com o passar do tempo.
Os adesivos de Regras da Casa ajudam a criança entender o que pode e o que não pode ser feito. Eles podem ser colados onde você quiser, inclusive próximo ao local onde normalmente a criança executa a ação (ex: não falar de boca cheia, não arrotar alto e mastigar de boca fechada, podem estar próximos à sala de jantar, já recolher o lixo e lavar a louça podem estar próximos à cozinha e assim sucessivamente).

O importante é que a criança saiba quais são as regras da casa. Assim, ao descumprir qualquer uma delas, você pode utilizar as imagens para apontar a regra e iniciar um diálogo com seu filho.

Afinal, diálogo, algumas regrinhas, e um pouquinho de rotina fará com que nossos pequenos cresçam mais confiantes e preparados.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s