Lanches Escolares Saudáveis

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Hoje teremos um post preparado pela querida Nutricionista CAROLINE AYRES. É sempre bom ter dicas e ideias do que oferecer para nossos pequenos. Então lá vai o que a Carol preparou para nós.

 

 

O que colocar na lancheira do meu filho?
A maioria das creches disponibilizam os lanches, porém a sugestão para bebês até 1 ano de vida é apenas frutas. Qualquer fruta pode ser utilizada, dê preferência para fruta da época e orgânica. O ideal é preparar na hora do lanche, mas se não for possível, escolher frutas que podem ficar um tempo descascadas, sem escurecer, como por exemplo, o melão, o mamão, o kiwi, a melancia. Exemplos de frutas que podem ser oferecidas: goiabada, mirtilo, morango, banana, maçã, caqui, pêra, manga, abacaxi, ameixa, figo, bergamota, laranja, framboesa, abacate, amora, pêssego. Resumindo o lanche ideal até 1 ano: fruta e água.
Após 1 ano de vida, o ideal é oferecer a fruta mais um carboidrato integral, como por exemplo: pães integrais, bolos caseiros integrais, bolachas caseiras integrais. Algumas crianças que frequentam colégios devem levar o lanche de casa, o que gera muitas dúvidas entre as mamães, como: o que levar?
Abaixo seguem algumas sugestões de lanches para crianças pré-escolares e escolares, porém a dica mais importante é organização! O ideal é planejar (junto com a criança fica mais divertido) o cardápio dos lanches para toda a semana, assim poderá comprar os ingredientes com antecedência. Sugiro fazer o planejamento no sábado ou domingo.
Quanto mais caseiro o lanche mais adequado ele será, porém não se culpe se precisar comprar alguns produtos industrializados. Em relação aos sucos de “caixinhas” não recomendo nenhum, recomendo apenas o suco natural sem açúcar (pode comprar um copo bem bacana e “adesivar” com as lindas etiquetas BBDU, assim não “perderemos” para os sucos industrializados com personagens na embalagem).
Orientações importantes:
– A água e a fruta estarão sempre nas opções.
– Preferir as frutas que podem ir com casca, permitindo um maior aproveitamento das vitaminas e minerais. Algumas professoras (queridas!!!!) descascam as frutas, verifique se a professora do seu filho tem esta conduta.
– Sucos: Preferir oferecer sucos naturais (mesmo que fazendo horas antes e perdendo vitaminas, porém sei que não há conservantes e aditivos). Uma opção pronta é os sucos integrais de uva em garrafa (preferir orgânicos). Uma ideia bacana é comprar uma garrafinha térmica e colar adesivos de personagens ou imagens que os pequenos gostam.
– Uma dica de ouro é transformar um simples sanduíche em uma linda borboleta ou flor ou avião. Ou mesmo aquele bolo caseiro integral em coração ou carros. Oriento a usar formas/cortadores para fazer formatos divertidos, imagina abrir a lancheira e encontrar uma bela borboleta ou um coração!!!!!
Opções de lanches:
Opção 01:
– Água
– Fruta fresca
– Iogurte natural
– Granola
– Castanha-do-para picadinha
OBS: acondicionar a granola e castanha em potinhos separados, misturar na hora do lanche.

Opção 02:
– Água
– Fruta seca
– Sanduíche de coração com pão integral e pasta de ricota com cenoura
– Suco de uva integral

Opção 03:
– Água
– Fruta fresca
– Bolo integral de laranja
– Suco de laranja ou melancia

Opção 04:
– Água
– Fruta fresca
– Sanduíche de avião com queijo cottage ou pasta de cenoura
– Suco de manga

Opção 05:
– Água
– Fruta fresca
– Iogurte natural com aveia em flocos ou Corn Flakes
– Cookies integral orgânico da marca jasmine

OBS: dias de educação física e muito calor, água de coco é bem vinda (de preferência colocar na garrafinha térmica). Importante: água de coco não substituí água pura!

Por:

Nutricionista Mestre Caroline Ayres – CRN2 6806
Mestre e Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente – UFRGS
Consultórios: Av. Taquara 596/sala: 302. Bairro Petrópolis
Rua Padre Chagas 247/sala: 403. Bairro: Moinhos de Vento
Email: nutricarolayres@hotmail.com – Cel: (51) 9666.7913 (51) 93958912

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