Na boca de um mentiroso, verdades são mentiras.

O post de hoje é sobre um assunto muito importante, A MENTIRA.
E para falar sobres esse assunto, vamos usar uma Fábula chamada O Garoto Pastor e o Lobo:

garoto_pastor

Um Jovem Pastor de ovelhas, encarregado que fora de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo, por três ou quatro vezes, fez com que os moradores e donos dos animais, viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre motivados pelos seus desesperados gritos: “Lobo! Lobo!”.
E quando eles se aproximavam do local do pastoreio, imaginando que o jovem estava em apuros com o Lobo, lá estava ele sempre a zombar do pavor que todos estavam sentindo.
O Lobo, entretanto, por fim, de fato se aproximou do rebanho. Então, o jovem pastor, agora realmente apavorado, tomado pelo terror e aflição, gritava desesperado: “Por Favor, venham me ajudar; o Lobo está matando todo o rebanho!”.
Mas, dessa vez seus gritos foram em vão, e ninguém mais deu ouvidos aos seus apelos.

 

Incentive seus filhos a sempre dizerem a verdade, não importa a situação, ou a consequência. Dizer sempre a verdade gera confiança e com o diálogo se pode encontrar a solução dos problemas; enquanto a mentira desacredita, torna frágil a relação, e quando o mentiroso resolver falar algo verdadeiro, não será ouvido, pois ninguém acreditará.

Além de incentivar a verdade, você deve praticá-la em todas as situações. Uma “mentirinha” que é muito comum ser contada é quando a criança vai tomar injeção e a mãe automaticamente fala “Não vai doer” … Dói! Por menor que seja a situação, procure falar sempre a verdade para seu filho, substitua o “Não vai doer” por “Vai doer um pouquinho, mas é só na hora, depois passa” ” É uma dorzinha na hora, mas você fecha o olho conta até 10 e quando terminar já vai ter passado”.

E, se na sua casa, as mentirinhas estão começando a aparecer (tem fases em que é bem comum as crianças mentirem), nossa dica é que você aborde o tema com seus filhos. Conte para eles esta Fábula, que você também pode acessar no link http://sitededicas.ne10.uol.com.br/garoto_pastor.htm ou assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uUhLn3TqD-s&feature=youtu.be

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s