MEU FILHO NÃO QUER COMER! – Novo serviço em Porto Alegre – RS

Hoje viemos contar uma novidade! A Nutricionista Aline Pinto Woehlert está começando um novo serviço de consultoria alimentar para famílias. É um trabalho bem bacana e lúdico e que utilizará recursos conhecidos e aprovados por nós, como o nosso Mural das Conquistas, Jogo da Boa Alimentação e Pote do Reconhecimento. Ela escreveu um textinho para nosso blog, falando um pouco do que ela pensa e de como será este trabalho. Fica a dica para quem é de Porto Alegre.

Uma grande dúvida que surge com freqüência é “o que fazer quando meu filho não quer comer?”. Se em casa a hora das refeições passou de “prazerosa” à “pavorosa” porque a criança resolve recusar tudo que lhe é oferecido, saiba que você não está sozinha. Esta situação é muito frequente e vivida por muitos pais.
O desmame é o primeiro contato com o alimento, portanto é quando os pais devem começar a atuar com desafios e paciência. Muitas vezes acontece de a criança apresentar alguma dificuldade nesta primeira fase, fazendo com que facilitemos o preparo, mas esquecemos de voltar a oferecer o alimento de forma com que a faça mastigar. Nesta fase, devemos estimular a criança com desafios, pois faz parte do processo de aprendizagem. Lembre-se que novas texturas, cores e sabores são novidades para ela, e este começo é fundamental e ajudará você lá na frente.
Outro erro bem comum que cometemos é substituir a refeição adequada por algo que a criança goste ou queira no momento como nuggets, mamadeira, somente arroz ou massa, biscoitinhos entre outros. Ao agirmos desta forma estaremos amenizando uma situação com uma solução inadequada, pois no dia seguinte ela voltará a repetir suas ações em busca do que quer. A criança sabe, desde o aleitamento materno, que através da alimentação consegue influenciar os pais, pois é um momento que os preocupa.
Procure oferecer alimentos diferentes em cada refeição, tente não dar muita importância a resistência que pode haver ao que é novo e mantenha uma rotina alimentar para que no horário da refeição a criança já esteja com fome. Sirva porções adequadas, pois a criança ficará feliz em comer tudo o que foi servido e lembre-se que o visual também conta muito nestas horas. Nem sempre o paladar, a textura ou mesmo a cor dos alimentos vai agradar de primeira, o que devemos observar é se a resistência ao mesmo alimento ocorre com freqüência ou se é só de vez em quando. Por isto devemos oferecê-lo mais de uma vez para definirmos se realmente a criança gosta ou não. Tente manter o prato sempre com valor nutritivo e completo em nutrientes (carboidrato, proteína, fibras, vitaminas e sais minerais). Minimize as distrações na hora das refeições como televisão, jogos eletrônicos etc, pois assim a criança não vê o que come ou perde completamente o interesse pela comida. Evite recompensas como “se você comer tudo ganha sobremesa”, pois a criança precisa entender que deve se alimentar de forma adequada para sua saúde e não porque irá ganhar o que gosta.
E por fim, nunca substitua a refeição por alimentos que a criança tenha preferência. Explique que é aquilo que tem e que se não comer naquele momento, terá que comê-lo na próxima refeição. Faça cumprir suas regras! É para o bem do seu próprio filho!

Foi pensando nesta preocupação, que resolvi encarar o desafio de orientar crianças e familiares, de forma lúdica e divertida contando com o apoio da BBDU, no ambiente onde eles estão à vontade: em casa. A proposta de trabalho é fazer com que a criança alcance pequenos objetivos por vez através de jogos, brincadeiras, conversa e interação com a família. O incentivo à atividade física também faz parte do projeto, pois nutrição e exercício andam juntos para a formação de hábitos saudáveis.
Entre em contato pelo fone/whats (51)8571-3642 (OI) e comece logo a cuidar da saúde da sua família!
Aline Pinto Woehlert
Nutricionista – CRN²5092

comendo-bem DADO_facepote-reconhecimeto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s