Como se preparar para a maternidade: uma mãozinha para as mamães de primeira viagem!

gestante-arrumando-a-mala-da-maternidade-foto-3dvinshutterstockcom-0000000000013E05

A chegada do primeiro bebê gera uma série de dúvidas, inclusive relacionadas a como preparar a casa e os itens de enxoval e maternidade.

A chegada de bebês em casa muda completamente a vida de toda a família, inclusive a rotina da casa. É importante deixar o ambiente organizado antes das 36 semanas de gestação, pois a partir desta fase pode-se ficar mais cansada e menos disposta para realizar esforços físicos.

O quarto onde o bebê dorme, além de todos os objetos que ele terá contato de forma direta ou indireta requer uma atenção especial. Mas não precisa sofrer pensando nisso, afinal o momento é de felicidade e curtição. É comum lavar cortinas, almofadas, roupas, enfim, tudo que pode acumular poeira e, consequentemente, bactérias, ácaros ou fungos.

Como dica principal, utilize um bom aspirador de pó. Em seguida, promova a limpeza com produtos neutros e da forma indicada pelos fabricantes. A chegada do bebê requer um cuidado especial com a organização. Nada de objetos pequenos e pontiagudos pela casa. Uma boa arrumação garante tirar da frente tudo que pode causar acidentes.

Como todos os amigos e familiares querem conhecer o novo membro da família, a limpeza deve ser redobrada. É recomendável que as visitas façam uma boa higienização das mãos com água e sabonete.

Quanto às roupas do bebê, é importante que sejam lavadas de forma correta. A pele do bebê é sensível e delicada, por isso é recomendado que todas as peças (inclusive lençóis e toalhas) sejam lavados antes do primeiro uso. O sabão deve ser específico para roupas de bebê, ou seja, o mais neutro possível e dermatologicamente testado.

E quanto aos itens que devo levar na mala da maternidade?

Não se esqueça de levar em consideração a estação do ano! Como lista básica, sugerimos: 6 macacões tamanho RN; 6 bodies ou camisas tipo pagão; 6 calças com pé (mijão); 1 manta de algodão; 2 xales de linha ou lã (pode ser um só, especialmente se estiver calor); 2 casaquinhos de lã, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça; Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar; 6 paninhos de boca; 6 pares de meias, se estiver muito frio.

Pode parecer que a quantidade é exagerada, mas os hospitais e maternidades pedem roupinhas extras. Como sugestão, é interessante identificar os itens, você pode já arrumar as trocas de roupa em saquinhos identificados com nascimento, dia 1, 2, 3 e assim por diante,  para que não sejam perdidos e a vida da nova mamãe fique mais organizada!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s