DENTRO DE MIM: CONHECENDO E IDENTIFICANDO AS EMOÇÕES

Você já parou para pensar o quanto pode ser complexo para uma criança entender as suas emoções (próprias e dos adultos)? Falar sobre emoções pode ser complicado e ensinar as crianças a reconhecê-las e expressá-las desde cedo pode dar uma mãozinha lá na frente.

O controle e uso das emoções é muito mais fácil para os adultos, e por eles a criança deve calmamente ser ensinada. Os pais podem (e devem) ensinar aos filhos a canalizarem suas emoções e a identificá-las. A educação emocional faz parte da formação da criança.

Nem sempre levamos em conta a importância do lado emocional nos grandes e pequenos conflitos. Por isso mesmo, compreender esse processo pode ser a saída mais inteligente para uma convivência na sociedade, nas famílias e com outras crianças.

Afinal, é lá fora que nossas crianças mais irão precisar de equilíbrio emocional. Lembre-se, o repertório cognitivo de uma criança ainda não é suficiente para que ela seja capaz de ponderar, refletir e suportar de forma lúcida todas as experiências de sua vida.

Como ninguém recebe um tutorial orientando como lidar com as próprias emoções, esta tarefa pode parecer mais simples do que realmente é…

É importante que os pais trabalhem com as crianças a importância da comunicação, que ensinem a elas como expressar suas emoções e a dizer como se sentem. Também se deve trabalhar a empatia: saber como se sente, mas também como a outra pessoa está sentindo.

A primeira coisa que devem aprender é como perceber e identificar as emoções. Desde bem pequenos, os pais já podem ajudar os filhos a ir controlando as emoções. E o fundamental, quando são pequenos é ensiná-los que sejam capazes de reconhecer as emoções, que saibam quando está contente ou triste, que saibam quando estão chateados, que saibam quando estão com medo e que saibam verbalizá-lo.

Não devemos nos esquecer de favorecer um clima de confiança para que possa haver uma boa comunicação. Que a criança, desde bem pequena, possa comunicar e possa dizer como se sente.

Pensando em tudo isso, a BBDU desenvolveu o kit de imãs DENTRO DE MIM. Um material super lúdico e prático. Esses ímãs foram pensados parDEntro-de-mim-foto-sitea ajudar seu filho a reconhecer as principais emoções, através das expressões neles impressas.

Seu uso é simples e todos os membros da família podem participar. Neste caso, cada integrante terá seu próprio conjunto de ímãs, para que todos possam “demonstrar” como se sentem! Você poderá prender fotos de cada um junto com a moldura, assim identificando qual é de quem.

No início, auxilie a criança, mostrando cada uma das emoções e ensine-a a colocar no ímã-moldura a carinha que representa como ela está se sentindo naquele dia/momento. Lembre-a que o sentimento poderá variar durante o dia e que ela poderá “expressar-se” com os ímãs, cada vez que sentir necessida
de.

Os imãs poderão ser usados na geladeira, murais metálicos ou até mesmo em porta retratos metálicos para que possam ser movidos de local mais facilmente.

O ímã-moldura mede aproximadamente 12,5 cm x 9 cm e cada expressão 6 cm, x 6 cm.

Contém as emoções: Feliz, Triste, Cansado, Sozinho, Com dor, Com medo, Brabo, Com Vergonha e Com Nojo.

É mais uma mãozinha da BBDU para ajudar no desenvolvimento infantil!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s