Orientando as crianças sobre Emoções

emocoes

 

À medida que vão crescendo, muitas vezes as crianças não entendem porque estão se sentindo de determinada maneira. No entanto, elas podem aprender sobre os sentimentos e emoções através de várias atividades. Ensinar uma criança as diferentes emoções que ela irá experimentar vai ajudá-la a entender melhor o motivo de ela estar triste, feliz ou zangada. É papel dos adultos serem guias neste entendimento, pois somente assim as crianças poderão desenvolver a leitura dos sentimentos dos outros também, e a chamada empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro).

É com o tempo que os nossos pequenos aprendem a falar, andar e também a sentir. Pensando em crianças e emoções, as coisas mudam muito rápido: literalmente, de um ano para o outro. No primeiro ano de vida de nossos bebês, apenas 3 das principais emoções são demonstradas e compreendidas por eles: alegria, medo e raiva. A partir dos 2 anos, novas e mais complexas emoções começam a surgir, quando a criança começa a se ver como um ser real e autônomo.

Saber identificar e reagir às emoções não vale apenas para a criança se entender, mas também para ela compreender e ajudar as pessoas a sua volta. Nos primeiros meses de vida, as crianças são extremamente autocentradas, mas isso muda quando a socialização se inicia e passa a ser possível começar a entender a importância do outro. Mais uma vez as regras e disciplinas impostas pelos adultos tem fundamental consequência aqui. A criança aprende que existe o outro, que o mundo não gira em torno dela e que deve esperar. Parece simples? Este é um momento complexo do desenvolvimento neurológico e emocional… Uma habilidade que os seres humanos foram aprimorando ao longo da sua evolução.

Como recursos, podemos utilizar histórias infantis, filmes que falem sobre sentimentos e emoções, ou mesmo estimular as crianças com figuras. Tudo aquilo que é apresentado de forma VISUAL, costuma ser mais bem fixado na aprendizagem. Estimule sempre seu filho a falar sobre suas emoções, e a identificar em rostos e figuras, as emoções representadas.

Pensando nisso, a BBDU elaborou os imãs Dentro de Mim, que foram pensados para ajudar seu filho a reconhecer as principais emoções, através das expressões neles impressas.

Seu uso é simples, no início, auxilie a criança, mostrando cada uma das emoções/sensações e ensine-a a colocar no ímã-moldura a carinha que representa como ela está se sentindo naquele momento. Lembre-a que o que sentimos pode variar durante o dia e que ela poderá “expressar-se” com os ímãs, cada vez que sentir necessidade.

Se você tiver mais de um conjunto de imãs, todos os membros da família podem participar, demonstrando seus sentimentos. Uma boa ideia para este caso é prender fotos de cada um junto com a moldura para identificar qual é de quem.

Os imãs poderão ser usados na geladeira, murais metálicos ou até mesmo em porta retratos metálicos para que possam ser movidos de local mais facilmente.

Contém as emoções:

– Feliz – Triste – Cansado – Preocupado – Com saudade – Com medo- Brabo – Com vergonha – Com ciúme – Com vergonha – Tranquilo – Com sede – Com frio – Com fome – Com calor – Com dor – Com sono

http://www.bbdu.com.br/dentro-de-mim-2-imas-novos-p418/

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s