O que colocar na lancheira do meu filho?

178467120

Uma dúvida que acaba surgindo entre a maioria dos pais de crianças que começam a ir pra escola é o que colocar na lancheira do filho. Até a creche, seu filho provavelmente não precisou que você preparasse seu lanche já que este é oferecido pela (maioria) das escolinhas e esta não era uma preocupação. Contudo, ao ingressar no ensino fundamental a tarefa de preparar o lanche das crianças passa a ser responsabilidade dos pais.

A correria do dia a dia entre trabalho, cuidar da casa, cuidar de si mesmo e cuidar dos filhos acaba fazendo com que muitos pais optem por mandar para o lanche itens práticos, comprados prontos. Contudo sabemos que a crescente obesidade infantil não acontece à toa, ela se deve ao consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em açúcares e carboidratos simples (os quais estão presentes em muitas lancheiras hoje em dia). O lanche que seu filho leva para a escola é uma extensão da alimentação dele a qual precisa ser saudável e também atrativa. Não pense no lanche como uma recompensa que seu filho leva por ter ido na aula! Nada de chocolates, salgadinhos ou doces! Seu filho precisa de energia e nutrientes para aprender melhor e desempenhar suas atividades na escola.

Por isso sugiro que os pais separem um tempo na sua semana (quem sabe no domingo à noite?!) para programar o cardápio de lanche semanal (embora parece algo muito sofisticada ou difícil, não é! você verá a seguir), comprar os itens necessários e deixar pré-pronto ou higienizado tudo que for possível. Esta organização facilita a rotina da família e poupa muito tempo.

O que e em qual quantidade colocar na lancheira do seu filho irá depender da sua idade, período em que estuda e qual refeição fez antes de ir pra escola. Porém de maneira geral a lancheira do seu filho deve conter uma porção de proteína (leite, iogurte, queijo, pasta de frango no sanduíche, ovo), uma porção de fruta ou legume (preferencialmente in natura) e um carboidrato (sanduíche, bolo, cereais).

Ah, e pra manter os alimentos bem conservados e seguros para consumo, sugiro a utilização de lancheira térmica (existem diversas opções no mercado), principalmente aquelas com compartimento interno para gelo. Além disso as frutas devem ser previamente lavadas e secas; o sanduíche ou bolo deve ser enrolado em papel filme ou alumínio para evitar que umedeça.

Abaixo alguns alimentos que devem ser evitados e como substituí-los:

* Bolos e biscoitos industrializados à bolos e biscoitos caseiros, integrais

* Suco de caixinha adoçado e refrigerante à suco natural (fazer cubos de gelo com suco natural bem concentrado e por na garrafinha do seu filho com água), água de coco

* Doces, balas, chocolates à frutas

* Bisnaguinha à pão fatiado ou caseiro

* Achocolatado pronto para beber à iogurte, leite puro

 

Busque sempre variar para que o lanche do seu filho não se torne monótono (tanto pelo paladar quanto pelos nutrientes ofertados). A seguir deixo algumas sugestões de combinações para o lanche das crianças:

 

– Sanduíche com queijo ricota + banana + água de coco

– Bolo integral + iogurte + bergamota

– Pão com requeijão + tomatinhos cereja + ovo de codorna + suco natural abacaxi

– Bolo de cenoura + morangos + iogurte

– Sanduíche com pasta de frango + melão picadinho + água de coco

– Cookies integrais + cenoura baby + queijo branco em cubinhos + água de coco

– Granola + iogurte + pêra + suco natural de uva

– Biscoito de polvinho ou de arroz + ovo cozido + uva + suco natural de manga

 

Comentem abaixo o que costumam mandar de lanche para seus filhos, vamos trocar idéias?!

Com carinho

Nutri Daniella Miranda

CRN2 11488

nutri.daniellam@gmail.com

 

logo-dani2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s